Aromaterapia_Vibracional - Natu Donum Aromaterapia

Logomarca Natu Donum
Ir para o conteúdo
Chakras
Aromaterapia no equilíbrio vibracional

Existem muitos estudos publicados comprovando as ações físicas dos óleos essenciais através de seus componentes químicos, o que é excelente pois nos permite utilizá-los para inúmeros fins terapêuticos. Porém sabemos que não são somente essas propriedades que agem sobre nós, mas que há um impacto mais sutil das moléculas aromáticas.

Os óleos essenciais podem atuar no reestabelecimento da saúde, sob o parâmetro da frequência vibracional ou frequência energética. Na cultura oriental, o ser humano sempre foi considerado além do corpo físico ou material, e para integrar sua saúde somaram-se outros corpos ou energias.  Apesar dessa abordagem ser nova no ocidente, é uma verdade conhecida pelas filosofias orientais há milênios.  Se pegarmos como exemplo as medicinais tradicionais antigas como a ayurveda e a medicina chinesa, estas já englobavam a abordagem holística em seus rituais de cura.
Na cultura ocidental o que alterou a definição de energia foi a física quântica, que prova que matéria e energia estão intrinsecamente relacionadas e assim, até mesmo a ciência, compreende hoje, que além da comunicação verbal ou corporal nos comunicamos  por trocas vibracionais ou energéticas. E sabemos que esse campo energético existente em nós deve ser cuidado através de abordagens que possam nos equilibrar antes que um desequilíbrio no campo se somatize e se torne uma doença física.  Nossa cultura está necessitando de um retorno a verdadeira natureza do ser humano onde a saúde é o normal.

Desse modo, como os óleos essenciais possuem frequências, quando aplicados no indivíduo, elevarão a frequência vibracional da pessoa, ou seja, as propriedades terapêuticas da planta geram uma frequência vibracional especial. Essa frequência tem a capacidade de reestabelecer os equilíbrios físico, mental e espiritual no ser humano. Os óleos são um presente do reino das plantas, uma ponte por meio da qual podemos interagir com elas. Quanto mais nos sintonizamos com a Natureza mais estamos reestabelecendo nossos ritmos naturais em harmonia com os ritmos da Terra, engrandecendo nossa vontade de viver e nos abrindo para nosso propósito espiritual.

Além disso, os óleos essenciais são a força vital das plantas. Assim como todas as substâncias naturais eles contém forças espirituais e energias que afetam os corpos espiritual, emocional, mental, físico e etérico e também suas vibrações. A energia individual de cada óleo pode desencadear inúmeros estados de consciência. Estas energias provocam um encorajamento gentil para que nos tornemos conscientes dos padrões emocionais e de pensamento que criam nossa realidade. Estamos compreendendo que nossa consciência é a base de tudo, sendo responsável pelo que nos acontece, que somos mais do que meros corpos físicos, que existem campos energéticos, dentro de nós e a nossa volta, os quais são expressões de nossos pensamentos, de nossas emoções, de nossas memórias e que a energia formada por esses campos, pela qual somos responsáveis, pode tanto contribuir para a felicidade ou para o sofrimento, nosso e do entorno.

Esse entendimento está coerente com uma mudança na consciência moderna em que o que realmente importa é o todo, corpo, mente e espírito, pois sabemos que somente tratar os sintomas físicos com drogas sintéticas não nos levará a uma melhora real, uma vez que todas as doenças nascem de desequilíbrios iniciados na nossa mente e espírito.

Realizar transformações exige coragem e determinação. Os óleos essenciais são ferramentas energéticas e catalisadoras dessas mudanças. As energias dos óleos nos tornam mais conscientes de nossas reações emocionais aos eventos nos ajudando a avaliar se elas são respostas automáticas. As propriedades dos diferentes óleos essenciais podem nos auxiliar em uma variedade de bloqueios energéticos que limitam nossa saúde e desenvolvimento espiritual.

E nunca esquecendo que somos os protagonistas de nossa saúde, pois qualquer processo de melhoria começa por nossa vontade verdadeira, quando acionamos nossa vontade real as ferramentas (como os óleos essenciais, por exemplo) encontram caminho aberto para fazer seu trabalho de forma efetiva.

Referências:

EIDSON, Deborah. Cura vibracional: revelando a essência da natureza por meio dos óleos essenciais na aromaterapia. Tradução de Rosana Laura Romeros. Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2019.

HOZZEL, M. Ensaios sobre a aromaterapia holística. Tradução: Luciana Chamma. Belo Horizonte: Editora Laszlo:2019

WOLFFENBÜTTEL, Adriana Nunes. Base da química dos óleos essenciais e aromaterapia: abordagem técnica e científica. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2016.
Por Edna Caliari Boni em 22/03/2021
Voltar para o conteúdo